Sobre o Conselho de Repúblicas

O que é?

O Conselho de Repúblicas, criado em 1993, tem como objetivo representar as repúblicas perante a ESALQ-USP, e também proporcionar uma amizade saudável entre os ingressantes, alunos e ex-alunos da Gloriosa Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”. Visando sempre a boa relação entre as republicas, e o respeito com a cidade de Piracicaba e seus moradores.

Atualmente o Conselho conta com a participação de 53 repúblicas. Todas as repúblicas participam de atividades desenvolvidas pelo Conselho de Repúblicas, como por exemplo, o Inter-reps (jogos entre repúblicas), almoços no Centro de Vivência, atividades voluntarias e muitas outras.

Por que morar em República?

“Os melhores 5 anos da minha vida”, para todos que moraram em República e se formaram na ESALQ, esse é o pensamento que fica. São muitos os benefícios de morar em República, como o crescimento pessoal e social, pois sabemos que as pessoas possuem ideias e hábitos diferentes, assim a república proporciona um pensando em conjunto e visa o bem estar do coletivo preparando o estudante para o futuro.

Além disso, o convívio com pessoas mais avançadas no seu curso proporciona debates e a disponibilidade de materiais para estudo, maior facilidade no mercado de trabalho, devido ao contato com os ex-moradores das repúblicas e também a redução dos custos. 

Conselho diz não ao TROTE!!

Nós do Conselho de Repúblicas somos contra qualquer ato de violência que obrigue alguém a fazer o que ele não quer.

Esses casos acabam prejudicando a imagem das repúblicas e da ESALQ, confundindo os ingressantes sobre o verdadeiro significado de república.

Por isso conheça e tira suas próprias conclusões sobre nossa rotina e não seja influenciado.

Ainda está na dúvida?

O diferencial das Repúblicas da ESALQ é que os alunos ingressantes NÃO PRECISAM PAGAR NADA na República que estiverem até o mês de maio: é o que chamamos de “estágio”. Isso ocorre dessa maneira para que não seja criado nenhum vinculo financeiro e assim o ingressante não se sente na obrigação de continuar nessa República, podendo então continuar a conhecer outras Repúblicas até que encontre uma que tenha “a sua cara”.


A duração de cada estágio varia de acordo com a vontade do ingressante: pode ser um dia, caso ele não goste, ou até dois, três meses. O interessante é que ele conheça o maior número possível de Repúblicas a fim de escolher o melhor lugar para morar. Por isso não tome nenhuma decisão precipitada ao chegar a Piracicaba, e ao contrario do que algumas pessoas dizem não alugue um apartamento sem antes conhecer algumas Repúblicas. 


Conheça as repúblicas do Conselho, tenha sua própria opinião sobre a vida em República. Leve a tradição dessa Escola centenária, e “viva os melhores 5 anos de suas vidas”.